Calasans Neto

Conheci o Prof. Alberto Valença na Escola de Belas Artes no tempo em que ficava na 28 de setembro. Na época estudava gravura com o Mário Cravo e não era aluno de pintura, portanto não era aluno do Mestre Alberto Valença. Porém já conhecia o nome como artista importante.

Como não convivi diretamente como o Mestre Valença e sim na sua passagem, a minha visão do seu perfil é reduzida, a dizer que era alto, elegante, sempre bem vestido e uma linda cabeleira alva de fazer inveja.
Uma passagem que me impressionou foi ouvir o Mestre falar com alguns alunos na sala de recreio sobre a vida e a falta de amor dos alunos pelas artes. Foi aí que fiquei impressionado com a honestidade de ponto de vista deste homem. Quando vi estava chorando copiosamente. Estava provada a sensibilidade deste artista preocupado com o ensinamento das artes.

Alberto Valença tem grande importância nas artes baianas, pois sendo um Mestre que pautou o seu trabalho com talento, devoção, abriu caminho para destaque na pintura, o que fez Alberto Valença passar fronteira e ser um destaque importante na pintura brasileira.

O que eu sei do pintor Alberto Valença é a sua representabilidade de uma pintura forte e personalíssima no cenário das artes brasileiras.

O obstáculo enfrentado pelo Mestre Alberto Valença foi o mesmo de todos os artistas, além do talento comprovado, a dedicação e obstinação ao seu trabalho.

Calasans Neto
1996