Ladeira da Montanha (and old São João Theater)
Ladeira da Montanha (and old São João Theater)
Aproveitei a visita ao Museu para identificar outro quadro do final da década de 1910: Ladeira da Montanha e Teatro São João, quadro de interesse histórico e iconográfico. Numa época em que a luz elétrica ainda não estava plenamente utilizada, aquela rua contou com iluminação a gás até por volta de 1923. O lampião é visível no primeiro plano. No topo da ladeira vê-se a lateral do Teatro São João, situado na atual Praça Castro Alves, antes Largo do Teatro. Inaugurado em 13 de maio de 1812, no aniversário de D. João VI, o teatro foi uma das primeiras casas de ópera do Brasil, infelizmente destruído por um incêndio em 1923. Posteriormente ali se construiu um prédio que abrigou secretarias de estado até a criação do Centro Administrativo da Bahia (CAB), quando foi transformado no atual Palácio dos Esportes. Na época em que a tela foi pintada, em 1918, ainda não existia o paredão do contraforte que veio a ser edificado na conclusão da Praça Castro Alves.

O teatro estava no auge. Percebe-se o colorido rosa característico dos edifícios imperiais, também muito utilizado na Itália, o país da ópera. Ao olhar o quadro, no meu imaginário, reconheço o casario do lado direito da rua, que abrigou a famosa casa noturna 63. Por aquele local passaram muitos personagens criados por Jorge Amado, a exemplo de Quincas Berro D’Água, Rosa Palmeirão, Vadinho e Antônio Balduíno. Nosso personagem Claudionor, tema do Capítulo V, sempre passava por ali. Saía da Barroquinha, onde morava, descia a Ladeira da Montanha e ia para casa de materiais de construção na Conceição da Praia, seu local de trabalho. É difícil acreditar que esse canto, hoje degradado, já tenha sido um pitoresco cenário de tantos acontecimentos a ponto de inspirar a literatura e as artes plásticas.

SPÍNOLA, Vera. Conversando com a Pintura de Alberto Valença: Um romance biográfico. p. 142.

Technical datasheet

Ladeira da Montanha (and old São João Theater)
Alberto Valença
Oil painting on canvas
47 x 38 cm
1918

Carlos Costa Pinto Museum