Rocks at Barra II
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento do Impressionismo, sendo que as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores na natureza. A pintura deveria assim mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz. Com isto, é também uma pintura instantânea. Representa-se um momento que pode durar poucos minutos.
Valença nunca se autodenominou impressionista. Considerava-se um plein airista, um neologismo inventado para distinguir o pintor de ar livre daquele de ateliê. É sempre difícil se rotular um autor plenamente em um movimento artístico ou vinculá-lo a uma única corrente, sobretudo em se tratando de alguém com uma obra bastante diversificada, com retratos, paisagens urbanas, campestres e marinhas, além de casarios e interiores. Ademais, toda obra de arte carrega uma boa dose de subjetividade e de influências.
SPÍNOLA, Vera. Conversando com a Pintura de Alberto Valença: Um romance biográfico. p. 23 e 60.
Valença nunca se autodenominou impressionista. Considerava-se um plein airista, um neologismo inventado para distinguir o pintor de ar livre daquele de ateliê. É sempre difícil se rotular um autor plenamente em um movimento artístico ou vinculá-lo a uma única corrente, sobretudo em se tratando de alguém com uma obra bastante diversificada, com retratos, paisagens urbanas, campestres e marinhas, além de casarios e interiores. Ademais, toda obra de arte carrega uma boa dose de subjetividade e de influências.
SPÍNOLA, Vera. Conversando com a Pintura de Alberto Valença: Um romance biográfico. p. 23 e 60.
Technical datasheet
Rocks at Barra IISalvador, Bahia
Alberto Valença
Oil painting on canvas
32 x 40 cm
1921
Norma Martins’s collection