São Francisco Cloister Convent
A expressão “interiores” remete a muitos significados. Pode ser o íntimo do indivíduo, o encontro com a subjetividade, o confronto consigo mesmo, a proteção ao áspero mundo de fora. Para Valença, seria o refúgio no silêncio, onde o esplendor da luz se confundia com a solidão mística dos claustros e mosteiros.
É dito que na Bahia, a temática de interior surgiu com Manuel Lopes Rodrigues. Em Valença, o personagem principal é a luz da paisagem de fora em determinado instante penetrando sorrateiramente um ambiente interno de grande beleza. Na crônica O Poeta e o Pintor(GOMES, 1931), o escritor Eugenio Gomes (1897-1972) comentou que nos interiores de Valença, a alma da solidão mística dos claustros é refletida no milagre das linhas e dos tons com a consciência e a sensibilidade dos mestres.
SPÍNOLA, Vera. Conversando com a Pintura de Alberto Valença: Um romance biográfico. p. 101.
É dito que na Bahia, a temática de interior surgiu com Manuel Lopes Rodrigues. Em Valença, o personagem principal é a luz da paisagem de fora em determinado instante penetrando sorrateiramente um ambiente interno de grande beleza. Na crônica O Poeta e o Pintor(GOMES, 1931), o escritor Eugenio Gomes (1897-1972) comentou que nos interiores de Valença, a alma da solidão mística dos claustros é refletida no milagre das linhas e dos tons com a consciência e a sensibilidade dos mestres.
SPÍNOLA, Vera. Conversando com a Pintura de Alberto Valença: Um romance biográfico. p. 101.
Technical datasheet
São Francisco Cloister ConventSalvador, Bahia
Alberto Valença
Oil painting on canvas
26 x 30 cm
1925
Carlos Costa Pinto Museum