Young Lady’s Portrait
Young Lady’s Portrait
Valença usou intensamente neste quadro a técnica da pintura vazada aprendida no ateliê de Émile Renard. A resolução em nada se parece com a dos muitos retratos que tendem a uma perspectiva rembrandtiana. As visíveis pinceladas fazem contraste com os espaços brancos e vazios da tela, com alguns detalhes inacabados. Clarival considera o trabalho como o estudo de um rosto. Rosto de uma jovem mestiça, bem brasileira, um belo fruto da miscigenação. Mesmo sendo retrato, identifica-se com um plein air, pois o fundo abstrato procura trazer as cores da natureza em contraste com o lenço vermelho da cabeça, característico da mulher trabalhadora. O artista captou a vivacidade de um olhar que exprime um misto de ingenuidade e alegria. Esse é um dos nossos retratos preferidos. Sem ser tão realista como uma fotografia, a expressão e feições da modelo estão claramente perceptíveis e delineadas. Parece que ela interage com o espectador.

SPÍNOLA, Vera. Conversando com a Pintura de Alberto Valença: Um romance biográfico. p. 87.

Technical datasheet

Young Lady’s Portrait
Alberto Valença
Oil painting on canvas
46 x 38 cm
1930

Bahia Art Museum