Pátio interno do Convento de São Francisco
Pátio interno do Convento de São Francisco
Quadro de cores vivas pintado em dia de sol, nas primeiras horas da tarde, a partir de um pátio interno do Convento de São Francisco, área hoje não acessível ao público. Mostra detalhes da monumental construção sob um ângulo pouco explorado. É também um estudo de perspectiva: no primeiro plano, o chão irregular acimentado com uma vala para escoar a água vinda da bica, paredes e portas laterais, incluindo a porta azul de uma capela com a pequena torre; no segundo plano, uma construção interna exibindo a porta vermelha entreaberta, parede, telhado com uma chaminé, e até a bica de água (assim era o veríssimo Valença, pintava tudo que via); no terceiro plano, que é o centro do quadro, vê-se a torre piramidal da igreja de São Francisco.Tudo muito nítido, num o jogo de luz e sombra. Um exemplo que foge do estilo impressionista e se aproxima do realismo. Os detalhes não foram absorvidos nas pinceladas. Não tem data, mas deve ter sido pintado nos anos 1920, antes de o pintor frequentar a Academia Julian, em Paris.

É dedicado ao primo Djalma Pires Ferreira (1901-1991), autor de caricaturas de Getúlio Vargas que foram marca registrada de uma obra até hoje reconhecida como dos melhores trabalhos publicados pelo jornal “O Globo”.

SPÍNOLA, Vera. Conversando com a Pintura de Alberto Valença: Um romance biográfico. p. 215.

Ficha Técnica

Pátio interno do Convento de São Francisco
Salvador, Bahia
Alberto Valença
Óleo s/ tela
55 x 38 cm
c. 1920

Coleção Norma Martins