Pôr do sol sobre o Convento do Desterro
Pôr do Sol sobre o Convento do Desterro foi pintado a partir da roça do Convento de São Francisco. Tela de valor iconográfico que capta o colorido do pôr-do-sol, fenômeno que nos trópicos dura alguns minutos. Quantas vezes Valença deve ter voltado ao cavalete montado na roça dos frades para compor esse poema cromático.
O Convento do Desterro, o mais antigo convento de freiras construído no Brasil, parece iluminado por raios dourados. No primeiro plano à esquerda vê-se um dos cunhais do paredão do Convento de São Francisco. O centro é a torre do Desterro sobre o convento que ocupa quase toda a tela. As árvores dispersas e a horta de São Francisco em primeiro plano, de onde o artista visualizou o cenário, compõem uma moldura de leveza e poesia ao imponente convento em perspectiva mais afastada.
Diógenes Rebouças comentou que se tratava de uma obra trabalhosíssima: "uma pintura que lembra a influência de Cézanne não só na cor, mas nas vibrações do sol como na matéria."
O Convento do Desterro, o mais antigo convento de freiras construído no Brasil, parece iluminado por raios dourados. No primeiro plano à esquerda vê-se um dos cunhais do paredão do Convento de São Francisco. O centro é a torre do Desterro sobre o convento que ocupa quase toda a tela. As árvores dispersas e a horta de São Francisco em primeiro plano, de onde o artista visualizou o cenário, compõem uma moldura de leveza e poesia ao imponente convento em perspectiva mais afastada.
Diógenes Rebouças comentou que se tratava de uma obra trabalhosíssima: "uma pintura que lembra a influência de Cézanne não só na cor, mas nas vibrações do sol como na matéria."
Ficha Técnica
Pôr do sol sobre o Convento do DesterroAlberto Valença
Óleo s/ tela
55 x 66 cm
1928
Museu Carlos Costa Pinto